domingo, agosto 14, 2005

THE PHANTOM OF THE OPERA


Na Paris do século XIX uma história de um amor um tanto quanto inconvencional, possessivo, e incrivelmente lindo.
Uma Corista é seduzida por um homem desprezado por toda a sociedade. Um Gênio da música que a levou a um papel principal. Logo após o êxito a corista reencontra seu amor de infância, para desagrado do Fantasma, que extravasa sua raiva nos funcionários da Ópera de Paris.

DIREÇÃO - Joel Schumacher (últimas produções: O Custo da Coragem ; Por um Fio) mostra um trabalho muito diferente do estilo dos seus últimos filmes. Muito bem dirigido, o filme satisfaz todas as necessidades dos espectadores. Criativo nos takes, câmera trabalhando majoritariamente de cima para baixo e de baixo para cima.

ROTEIRO - Com muita certeza a pior parte do filme. Uma adaptação grotesca feita por Andrew Lloyd Webber, que desmerece o livro maravilhoso do francês Gaston Leroux. Não se deveria dizer q o filme eh baseado no livro, mas sim q é baseado na peça de Lloyd, jah que repete seus erros, aumenta-os e, ainda pior, inventa partes.

DIREÇÃO DE ARTE - faz por merecer a indicação ao Oscar. A fotografia é das melhores. O Cenário é absolutamente impecável, o mesmo se diz dos figurinos, maquiagem.... o apogeu da direçao de arte é a maravilhosa cena do baile de Máscaras na escadaria, com 200 figurantes dançando com leques dupla face (um lado é dourado com o meio prateado e o outro é prateado com o meio dourado).

ATUAÇÕES - Sinceramente, deixam a desejar. Algumas são muito boas, como as de Gerard Butler (Fantasma) e Minnie Driver (La Carlotta), mas a indicação de Emmy Rossum (Christine) pro Globo de Ouro é, no minimo, absurda. Ela fez a personagem principal parecer bebada, drogada, louca, idiota e débil...

TRILHA SONORA - Não eh preciso dizer q as músicas da peça (levemente alteradas) ficaram perfeitas para o filme. Think of Me, The Point Of No Return, Masquerade, Prima Donna e Music Of The Night são minhas favoritas.

Em uma avaliação final é meu dever recomendar o filme como um espetáculo visual digno de ver e rever sem parar. Mas nao posso deixar de avisar q assistir o filme nao eh conhecer a verdadeira história do fantasma da Ópera, entaum eu recomendo o livro.

MINHA AVALIAÇÂO - Visualmente perfeitamente imperdível.



2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ahhh
vc sabe q eu amo isso tanto qnt vc
perfeito..
to ouvindo the point of no return..
uma d suas favoritas partes
"the bridge is crosses dos stand and watch it burn" ;D

amoo vc

mto

=*****

14 agosto, 2005 14:31  
Blogger MJB said...

Quero ler o livro e ver o filme. Se eu gostar quero ter o Disco e ver a peça ^^ Abraços!

16 agosto, 2005 17:04  

Postar um comentário

<< Home